Resultados da sua pesquisa

Faça um jardim de inverno em casa

Postado por admin em 15 de setembro de 2018
| 0

Você quer colocar em pouco de natureza em casa, mas não tem muito espaço? Fazer um jardim de inverno pode ser uma ótima escolha. Seja na varanda, debaixo da escada, na sala ou em um corredor, o importante é tornar um cantinho da sua casa em um local que todos aproveitem. Confira algumas dicas inspiradoras:

1) As plantas certas: dê preferência para as plantas resistentes, que se adaptam a espaços pequenos, sem necessidade de sol constante e que se mantenham bonitas por mais tempo. Elas podem ser: dracenas, ráfis, lanças de São Jorge, lírios da paz, violetas, begônia, yucas, rhipsalis, patas de elefante, flores de maio, bromélias, cactos e suculentas, samambaias ou até mesmo uma horta.

Mas cuidado para não misturar muitos tipos de flores e folhagens e acabar estragando o equilíbrio do ambiente.

2) Vasos X Chão: por causa da umidade que as plantas vão gerar, o ideal é que as plantas fiquem dentro de vasos. Se você não quiser que eles fiquem visíveis, revista o piso com tipo de material isolante, como espuma de pavimento flutuante ou manta drenante.

3) Aproveite todos os espaços: caso o local que você tem não seja grande, use estruturas de madeira, quadros vivos e até plantas penduradas nas paredes para ampliar as suas possibilidades e dar um charme a mais em seu jardim vertical.

580x233.[7]

4) Decoração: leve em conta o seu estilo para que o restante da casa não contraste com o jardim de inverno. Além das plantas, você ainda pode inserir bancos ou cadeiras, esculturas, pedras decorativas, flores e folhagens, deck de madeira, fontes de água, cachepôs e demais enfeites paisagistas. Pinturas texturizadas nas paredes ou quadros vivos também dão charme ao local. Só tome cuidado para não abusar e acabar deixando o visual muito poluído.

5) Cores: para destacar o verde das plantas, invista em objetos decorativos com cores contrastantes como o laranja e roxo. Você pode usar almofadas, mantas, quadros. Seja criativo!

6) Iluminação: mesmo que você escolha plantas que não necessitem de sol, é importante que haja claridade no local. Se o ambiente do seu jardim de inverno for totalmente fechado será preciso usar portas, janelas ou até mesmo um teto de vidro para que a luminosidade chegue até as plantas. Quanto à luz artificial, prefira algo mais indireto e aconchegante.

7) Cuidados: não pense que depois de pronto o seu jardim não precisará de atenção. Faça a manutenção das plantas (adubação e retirada de folhas secas) de acordo com a necessidade das espécies. E, claro, não se esqueça de sempre regar as plantas.